sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FONTE DE SÃO JOÃO EM ALUMIARA DE CANIDELO - GAIA

ALMEARA OU ALUMIARA
<>
NO CONCELHO DE VILA NOVA DE GAIA
<>
FREGUESIA DE CANIDELO
<>
FONTE DE SÃO JOÃO



*
A Fonte de São João fica situada num cantinho - o Cantinho de São João - precisamente no centro de Alumiara, à margem da estrada, Rua da Belgica, - aquela que se dirige para o lugar de Lavadores e para a Afurada e, um pouco antes da bifurcação que divide a dita para aquela vizinha freguesia.















*
Fonte de S. João
<>
Ia buscar água com canado,
À fonte de S. João;
Não é por ser também João,
Que é tanto do agrado,
Minha mãe ter acompanhado.
<>
Fiquei sempre a amar,
Minha querida mãe,
E a tão dilecta fonte,
Fiquei sempre a recordar.
<>
O tal pequenino canado,
Ainda hoje o guardo,
Junto de meu coração.
<>
Era minha mãe que mo dava,
Para se ver acompanhada,
Do seu pequenino botão.
<>
Ia buscar água com canado,
À fonte de S. João.
<>
Joãodamestra

<>





DOS CANTINHOS NO CENTRO DE ALMEARA
que ficam próximo do fontenário;
era um autêntico rosário,
o povo que dali ia,
buscar àgua, com cantaro ou bilha,
caneco, balde ou bacia,
canado, púcaro ou jarro,
para a comida e a sua vida.
Era os anos cinquenta,
e a vida uma tormenta.
Joãodamestra
<>










majosilveiro


Sem comentários:

Enviar um comentário