quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AGRICULTURA E PAISAGEM QUE, AGRICULTURA NÃO É SÓ PAISAGEM, EM CANIDELO DE VILA NOVA DE GAIA



*

Em Canidelo, agricultura não é paisagem,
nem tão-pouco uma miragem.



AGRICULTURA E PAISAGEM
>
AGRICULTURA NÃO É SÓ PAISAGEM,
>
EM CANIDELO DE VILA NOVA DE GAIA
>
Lavoura, cultivo, lavra, termos usados também em Canidelo para o que se referia ao amanho das terras, que, "agricultura" usada na "quinta agrícola" são termos mais modernos.
Hoje, agricultura pelo país, é mais paisagem do que de facto realidade.
Em Canidelo, Vila que não se pode considerar já de agrícola, em alguns casos e em alguns lugares a agricultura é ainda uma realidade. Conforme desde épocas medievais o foi.
Noutros lugares de Canidelo, onde deixaram morrer esta forma ancestral de criar riqueza através das terras, do seu cultivo, da sua lavra, é de facto uma paisagem e nada mais do que isso, a agricultura.
Confuso?
Tal e qual é também confuso o facto de se deixarem terras ao abandono, propriedades ao abandono, terrenos que eram produtivos e que agora estão a criar silvados e, a importarem-se os produtos agrícolas do estrangeiro, levando á decadência primeiro daqueles que daquelas formas de trabalho – a agricultura – viviam e depois, de todo um sistema e do próprio país.

Antigo caminho pedestre entre matas. De serventia das populações, para zonas agrícolas. Hoje desbastadas pela construção


A quinta e o moinho sempre juntos


Moinho a vento, estrutura de época remota.

Antiga casa de lavoura familiar.


Centro urbano e zonas de cultivo em efectividade


Centro urbano.


Zona agrícola e ao fundo centro antigo.



Torre da igreja e centro mais antigo da freguesia. Ao fundo o mar.
O lavradio dá-se bem com a nova Vila


Agricultura que não é só paisagem. Aqui produz-se.









Uma quinta agrícola que o era. E que bem organizada e produtiva.



Cultivo ou lavradio, que, deixou de o ser. Aqui somente é paisagem.


O desbaste da “grande Austrália” deu lugar a uma exploração de pedra – pedreira - durante mais de cinquenta anos e, por fim a aterro, o correspondente àquela e, a construção civil o que ainda restava. Das “Austrálias” – lugar assim denominado – nada sobrou.

Antigas quintas agrícolas deram lugar a zonas privadas de lazer.





Dominavam vastas áreas de pinheirais, que, deram lugar à construção.


Novos edifícios numa terra que desde tempos imemoriais foi agrícola.


Agricultura de subsistência. Ao fundo o centro mais moderno da freguesia.
>
*
majosilveiro apresenta-lhe, até final deste blogue, a maravilhosa Vila de CANIDELO e, passeia-o por toda a marginal marítima e do rio Douro.
Suas belas paisagens, suas belíssimas praias, toda a sua vida em tempo de férias e de veraneio e mesmo nas outras Estações do Ano, assim como a sua Reserva Natural de Aves, seus passadiços pela costa marítima ao longo de 15 Km para deliciosos passeios pedonais, estão aqui apresentados.
Ao longo de 32 páginas o leitor delicie-se e, no final faça as malas, pegue na sua Caravana, Autocaravana, automóvel, bicicleta, ou, de Avião para o aeroporto do Porto, venha.
Dirija-se para aqui:
41° 7' 15.22" N 8° 39' 40.17" W
mas, venha já, desfrutar deste fantástico clima numa Vila e num país à beira-mar - plantado, que, tem oitocentos anos de História.
Esta pequena Vila de Canidelo é marginada pelo Internacional Rio Douro, junto à sua Foz e, pelo Oceano Atlântico.
Fica situada no Concelho da Cidade Vila Nova de Gaia, no Distrito do Porto em Portugal.
Visite o Rio Douro e toda a sua espectacular milenária marginal, assim como os seus milenários ou centenários monumentos das cidades de Gaia e do Porto.
Visite as Ribeiras de Gaia e Porto, a Ponte de D.Luiz I e de Dª Maria Pia, que, são construções de Gustavo Eiffel e da sua escola. Vá às Caves de Vinho do Porto fazer uma degustação daquele espirituoso e "divinal" vinho. Suba no recentemente construído teleférico até à Serra do Pilar e admire a majestosa e mais bela paisagem que alguma vez viu, sobre as duas cidades. Você parecerá que está nas nuvens ou, estará mesmo nas nuvens!
No final de ver este Blogue e todas as suas fotos, veja também os sítios abaixo e, jamais ficará com qualquer dúvida:

3 comentários:

  1. Via mail; de Santos - Brasil:

    lea m r leal para mim
    mostrar detalhes 15:59 (há 8 horas)

    Gostei muito destas fotos; mostra uma outra face de Canidelo, alguns lugares lembram a minha aldeia. sinto muita falta de escutar o toque dos sinos pelas aldeias que nós passavamos.......mas ficam as lembranças; evaristo.

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias lindas..!foi muito bom,que tenhas feito este magnífico trabalho fotográfico,e foi excelente o acompanhamento dado com um texto que não pode deixar ninguem indiferente!!!O tema AGRICULTURA surge num momento muito importante para o nosso País,e sei que muita gente urbana está a regressar ás suas Aldeias,e empenharem-se na agricultura biológica.Tenho confiança de que os portugueses saberão escolher os caminhos que os levarão a uma vida melhor.
    Gostei muito João,obrigado,
    (manda para os AMIGOS DE CANIDELO.

    ResponderEliminar
  3. Acredita, que eu durante 2 anos vivia em Canidelo a beira da praia. Era lindo. Depois mudei para o Porto. Abraço.

    ResponderEliminar