sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Igreja de Santo André de Canidelo - Vila Nova de Gaia. - edifício e elementos de decoração


A MINHA IGREJA É A MAIS LINDA































Ao longo dos séculos, a Igreja de Santo André de Canidelo assim como as suas terras, foi disputada e cobiçada por poderosos proprietários particulares, por cavaleiros e fidalgos partidários dos Reis que foram sucedendo, assim como entre o próprio Clero, chegando a ser propriedade de padres, Bispos, de vários Mosteiros de Religiosos e dos Bispados do Porto e de Coimbra.
O seu início, conforme aconteceu em muitas terras nos princípios de Portugal, pode ter sido uma ermida, construída em ligação à casa da quinta que lhe estava anexa e que chegou a ser o PAÇO e, será do século XII – 1124.
Foi sendo ampliada conforme se foi dando o aumento da população. O edifício, conforme hoje o conhecemos, terá sofrido um aumento em 1739, conforme está gravado a baixo-relevo no granito da padieira da porta principal.
A igreja é bonita e, para os Canidelenses é a mais linda – embora de linhas simples. A fachada principal está revestida a azulejos que não foi investigado a que época pertencem. É urgente a beneficiação desta fachada de azulejaria sob pena de se perder, pois, que, já apresenta algumas falhas, como a falta de peças.
Por alturas em que foi ampliada – 1739 – Canidelo possuía 630 habitantes e 156 fogos
Desconheço se sofreu danos no grande temporal ocorrido em grande parte do território de Portugal entre 3 e 6 de Dezembro de 1739.


















































Dois autores, mencionaram nas suas obras, os nomes de algumas das famílias mais tradicionais ou mais antigas (?) de Canidelo.
Porque quero deixar uma homenagem à minha família que, por ventura, poderá ser, ela sim, das famílias mais antigas de Canidelo, deixo os nomes dos meus antepassados, até aos terceiros avós, completa e, do meu quarto e quinto avô, porque não disponho ainda dos nomes de todos, anteriores aos terceiros avós.
Lógico será que, numa aldeia onde em 1739 (há apenas 271 anos) existiam 630 habitantes e, sabendo que, muitos dos meus antecessores são de raiz de Canidelo, não será difícil existirem ramos de família que desconheço:

Queiroz Monteiro, Queiróz, ou Monteiro, (desde 1775); Ferreira da Silva (das mestras); Pinto; Jesus; Francisca de Jesus; Souza; Caturna; Teixeira; Teixeira de Souza; Ribeiro de Souza; Socena da Silva; Santos; Ruivo; Paes; Costa Teixeira;


















Se deseja saber mais sobre a Igreja da nossa terra, a magnífica Igreja de Canidelo, então consulte o site da Junta de Freguesia
ou os livros
Santo André de Canidelo – Notas Monográficas – de; Francisco Barbosa da Costa
Canidelo no passado e no presente - de; Padre José Costa Saraiva


MAJOSILVEIRO

4 comentários:

  1. VIA MAIL:

    de leal
    para"M. João Monteiro"
    data30 de Novembro de 2010 15:00
    assunto igreja

    ocultar detalhes 15:00 (há 9 horas)

    vç tem toda razão esta igreja é linda demais,e mais agora que pareçe foi toda reformada...parabéns ,
    evaristo

    ResponderEliminar
  2. de teresa Uruguay
    para"Manuel Silv (Panoramio)" >

    data30 de Novembro de 2010 15:37
    assunto EXTERIORES E INTERIORES
    ocultar detalhes 15:37 (há 8 horas)

    Estimado Joao, muchas gracias por volver a compartir tanta belleza conmigo!
    Esta nueva serie que contiene los exteriores es tan hermosa como la anterior, a través de la detallada historia que relatas en tu blog se puede apreciar como se han sucedido los acontecimientos y los pasos que ha seguido esta magnífica iglesia, muy linda sin ninguna duda.
    Las fotos exteriores son preciosas y me gusta mucho el contraste entre las imágenes en blanco y negro que contrastan luego con las de color, un panorama perfecto, felicitaciones!
    Con respecto a los interiores que has agregado son magníficos, se aprecia en detalle el fino trabajo artesanal tanto en los grabados de los azulejos como en el trabajo realizado en madera y piedra, que forman un conjunto inigualable en belleza y calidez, un ambiente como te he dicho, para reencontrarse con uno mismo y sentirse en contacto con lo Supremo.
    Te felicito por tan bonito trabajo y te agradezco nuevamente que lo compartas a la distancia...

    Te mando un cariño grande desde la otra orilla del Atlántico y por supuesto, si lo deseas, puedes publicar mi comentario en tu página. Mis mejores deseos para tí y tu señora, un abrazo

    Teresa Uruguay

    ResponderEliminar
  3. VIA MAIL:

    de F Nelson
    para Monteiro
    data 1 de Dezembro de 2010 18:35
    ocultar detalhes 18:35 (há 6 horas)

    Sr Monteiro estive a rever novamente a sua igreja pois nao tinha visto todas as fotos e para alem da beleza que ela contem fiquei encantado com os azulejos
    Nelson

    ResponderEliminar
  4. Gostei das fotos, uma linda igreja com certeza.

    ResponderEliminar