quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CANIDELENSES - e outros - E NOSSA SENHORA DA BOA HORA

*





CANIDELENSES - e outros - 
E A SENHORA DA BOA HORA



Eram, os CANIDELENSES, fervorosos devotos de Nossa Senhora da Hora ou Nossa Senhora da Boa Hora, conforme alguns preferiam referenciar, em tempos de que, reza a história, vinham a esta freguesia, antigamente com o nome de Bouças, isto desde a idade média, a cavalo – os mais ricos, - de burro, ou a pé, ou ainda em carros de bois, onde, aí, vinha a família, a colectividade, os idosos, enfim.

As memórias de um Povo não se apagam, portanto, daí, pela mesma razão e pela mesma ocasião, nas festas a Nossa Senhora da Hora, todos os anos no mês de Maio, os CANIDELENSES passaram a ir ao mesmo local, mas, já denominado de Freguesia da Senhora da Hora, isto, há sessenta anos, depois Vila e por último Cidade. Já não naqueles veículos rupestres, mas, de bicicleta a pedal, conforme eu uma vez o fiz, teria cerca de treze anos e, agora de automóvel que, é mais fino.

Procuravam, os peregrinos e os romeiros devotos àquela, uma boa hora para as parturientes que se achassem em estado de Graça, quer dizer, para aquelas fêmeas que, estando grávidas, estivessem prestes a parir. Isto hoje coisa tão rara que muitos se esqueceram já o que é ou como se faz! ! ! ! E, depois, existe também a pílula, para o homem, para a mulher, do dia seguinte, do dia anterior, da hora, até a do minuto; espera aí, aguenta – diz a catraia – deixa-me tomar o feijão -, pronto, já podes atingir o orgasmo, Nossa Senhora da Boa Hora me salve… e, se não salvar…, o erário público pagará o aborto. Mas, os velhos (eu prefiro chamar de idosos), os doentes e os reformados não têm médicos, não têm posto médico à altura, não têm hospitais à altura, não têm medicamentos nem materiais nos hospitais necessários porque já falta a verba e, PASME-SE que, os últimos ministros da saúde até mandaram fechar dezenas de maternidades dos hospitais, porque, não compensavam. As maternidades não rendem dinheiro, claro, não se podem vender ou exportar bebés. Portanto, vamos todos fornicar, a torto e a direito, que, depois alguém pagará a factura do aborto.

Também, eram muitos os forasteiros que procuravam as águas daquele manancial, do local onde se venera a Virgem Santa, na FONTE DAS SETE BICAS, porque, acreditavam, serem aquelas águas milagrosas para todos os males, desde o raquitismo nas crianças (que não comiam derivado à fome peste e guerras e à miséria em todas as épocas através dos tempos), às doenças como pestes ou febres; amarela, cor-de-rosa, azul, encarnada ou negra, (porque os antibióticos não existiam muito menos o dinheiro para ir ao médico – se tanto as pessoas iam ao curandeiro, ao feiticeiro, à bruxa ou a todos estes que tratavam também os animais, que, veterinários também não os havia), contra a bobónica, (que nenhuma mãe hoje conhece, porque, nem tão pouco conhece a bobó dos seus filhos, da parte do pai – noras! ! ! !) , enfim, para todos os males havia um remédio Santo, - água da Fonte das Sete Bicas.

Outra importante virtude da Água das Sete Bicas é que, jovem, feminina ou masculino, que a beba, de todas as sete bicas é a condição, tem cônjuge para casar de imediato, garantido. Isto é milagre com longos séculos de existência e, conhecidíssimo, daí aquela cantiga, Se Queres Casar, Anda Meu Amor à Fonte Comigo etc. etc. , que, eu agora não canto porque bebi a dita água, estava fresca e fiquei rouco, conforme andam todos os distintos chefes políticos de tanto berrarem (é uma força de expressão, que me desculpem, eu queria dizer gritarem) nesta campanha eleitoral que agora terminou.

Era tanta a afluência pela parte feminina na procura das águas para a consumação de casamento, que, era uma alegria que dava à vista eu ficar sentado em banco do jardim, ao lado da fonte, a apreciar todas aquelas donzelas…, bem…, às vezes donzelas com mais de sessenta ou setenta. Em todo o caso era sempre alegre, porque, diga-se de passagem, algumas de oitenta são melhores do que outras de vinte e dois, enfim.
Em todo o caso, desisti, devido a que, a clientela das águas mudou após a legislação da permissão de casamentos gay; primeiro, na procura das águas para casamento, depois, na procura das águas para a boa horinha na altura do parto.

Mas, se pretende conhecer a FONTE DAS SETE BICAS e as festas através de fotos e saber mais sobre os hábitos e costumes sobre as mesmas a Nossa Senhora da Hora que terminaram ontem, então veja o blogue;
*
 Aos Caros Amigos Canidelenses, meus confrades e conterrâneos, digo somente, mais, que, não se desabituem de ir àquela Santa Festa, procurar as curas para os vossos males, conforme fizeram os nossos pais, avós, bisavós, trisavós e por aí adiante.

majosilveiro - João da mestra, 6 de Junho de 2011



Sem comentários:

Enviar um comentário